Perguntas Frequentes

P - Perdi a minha Carta PIN, posso mesmo assim levantar o meu Cartão de Cidadão?

R - Não! Caso a tenha perdido, deve solicitar o pedido de uma segunda via da mesma, desde que não tenham passado 90 dias após o pedido do cartão.Passados 90 dias, deverá obrigatoriamente solicitar um novo Cartão de Cidadão.

 

P - Que prazo tenho para levantar o Cartão de Cidadão?

R - Tem o prazo de 1 ano, contado a partir da data de envio dos códigos de ativação para o titular do cartão.

 

P - Posso alterar os meus códigos PIN? Como e onde?

R - Pode alterar os códigos PIN do seu cartão num local através de leitor devidamente conectado a um computador e com software devidamente instalado, ou então pode dirigir-se aos locais competentes (os mesmos que para o pedido e entrega).
Para alterar os códigos PIN, basta introduzir o cartão no leitor devidamente conectado, escolher a modalidade “alteração de PIN do cartão” e proceder à alteração através da introdução do PIN anterior e introdução e confirmação do novo PIN.

 

P - Os códigos PIN bloqueiam? Quantas vezes posso errar?

R - Os códigos PIN bloqueiam se errar a sua digitação por 3 vezes consecutivas.

 

P - Como fazer em caso de bloqueio?

R - A operação de desbloqueio dos códigos PIN só pode ser realizada pelo próprio, dirigindo-se aos locais competentes (os mesmos que para o pedido e entrega) e levando o seu Cartão de Cidadão.
Terá que introduzir o código de desbloqueio, constante na Carta PIN, e aguardar a confirmação do sistema. Caso a operação tenha sido realizada com sucesso, deverá introduzir e confirmar o novo PIN.