Prémios Tomás Pereira - 徐日昇奖

 

A Embaixada de Portugal em Pequim, em parceria com instituições de ensino superior portuguesas e chinesas, decidiu lançar em 2015 um concurso anual de proficiência em Língua Portuguesa, para atribuição dos Prémios Tomás Pereira -徐日昇 (Xu Richeng). O objetivo desta iniciativa é promover e divulgar a língua e cultura portuguesas, distinguindo os quatro melhores estudantes dos cursos de Português em toda a China- do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de Licenciatura - avaliados por provas escrita e oral por um júri de docentes especialmente constituído para o efeito. Aos estudantes a quem foi atribuído o Prémio é concedida a frequência gratuita de um curso de Português como Língua Estrangeira (PLE) em Portugal (intensivo ou de Verão) patrocinado por Universidades portuguesas, designadamente a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto.

A designação do prémio é uma homenagem ao Padre Tomás Pereira (1645 - 1708) que foi muito possivelmente a mais importante figura do relacionamento de Portugal com a China nos sécs. XVI e XVII, e um pioneiro do intercâmbio entre a cultura europeia e a cultura chinesa, nomeadamente no domínio científico. Nos dias 26 e 27 do passado mês de Maio realizaram-se, na Chancelaria desta Embaixada, as provas escritas e orais a mais de 90 candidatos, oriundos de 20 Instituições de Ensino Superior Chinesas, espalhadas por todo o país.

Os candidatos a concurso provaram óptimo domínio da Língua Portuguesa, sendo igualmente de louvar toda cooperação e proactividade envolvidas no processo pelos departamentos de Português.