Cuidados de Saúde
 

A poluição do ar em Pequim tem vindo a aumentar recentemente, pelo que deve ser evitada toda a actividade física no exterior; pessoas com doenças cardiovasculares e pulmonares, crianças e idosos não devem sair de casa e devem manter baixos níveis de actividade.
 
As autoridades sanitárias competentes da República Popular da China têm vindo a confirmar a ocorrência de casos de infecções por vírus da gripe aviaria H7N9, detectados maioritariamente na região metropolitana e províncias limítrofes de Xangai. O Governo chinês está a investigar a situação e determinou condições de vigilância acrescida, o reforço dos laboratórios e a formação de profissionais de saúde aptos a detectar e a tratar pessoas infectadas por aquele vírus.
 
As investigações em curso revelam não existirem indícios de transmissão do vírus entre humanos, apesar de se continuar a pesquisar a origem da infecção, bem como as suas formas de contágio. O principal risco de contágio humano parece ser a exposição directa ou indirecta a aves infectadas ou ambientes contaminados. Não existe também evidência de que o vírus possa ser propagado através de alimentos cozinhados. Os viajantes deverão evitar o contacto com aves vivas ou carne crua das mesmas.
 
Tal como noutros tipos de gripe, a gripe aviaria pode ocasionar febre, diarreia, vómitos, dores abdominais e dificuldades respiratórias. Deverá ser procurada assistência médica logo que se detectem estes sintomas.
 
As condições sanitárias fora das grandes cidades e outras zonas mais desenvolvidas são por vezes rudimentares. Houve um esforço estes últimos anos para melhorar a limpeza de espaços públicos, passeios e parques mas que, na maioria dos casos, fica ainda muito aquém dos padrões ocidentais.
 
Seguros: Aconselha-se fortemente a aquisição de um seguro de viagem de saúde, tendo particularmente em conta que em situações de emergência os custos de cuidados de saúde poderão revelar-se elevados.
 
Existem riscos mínimos de contágio de Hepatite B e eventualmente encefalite japónica. Alguns médicos aconselham vacinação para ambas as doenças aos residentes.
 
Aconselha-se a não consumir refeições de rua e a não beber água da torneira.
 
Endereços dos principais Hospitais e Clínicas
 
Pequim/Beijing:
- Beijing Union Hospital: 53 Dongdan, Dongcheng - Tel. (+8610) 65296114;
- Sino-Japanese Friendship Hospital: Hepingjie Beikou - Tel. (+8610) 64221122;
- Beijing International Medical Cente: Room S103 Lufthansa Center - Tel. (+8610) 64651384.
 
Xangai:
- Shanghai United Family Hospital:1139 Xianxia Road - Tef: (+8621) 51331900;
- Huashan Hospital: 12 wulumuqi Road - Tef. (+8621) 62489999;
- Ruijin Hospital: 197 Ruijin Er Road - Tel. (+8621) 64370045.

 

Nota importante: as presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.