Embaixador de Portugal na China visita Xangai

Sua Excelência José Augusto Duarte, recém-chegado Embaixador de Portugal em Pequim, realizou a sua primeira visita oficial, entre os dias 2 a 5 de Fevereiro, a Xangai. Participou em importantes encontros no âmbito político, económico e cultural. Teve Ainda a oportunidade de conhecer a Comunidade Portuguesa.

1.jpg

Durante a visita, o Embaixador de Portugal em Pequim esteve sempre acompanhado pelo Cônsul-Geral de Portugal em Xangai, João Pedro Fins do Lago e pelo Delegado AICEP, Mário Quina.

Teve um importante encontro com o Mayor de Xangai, Sr. Ying Yong. Ambas as partes concordaram sobre o nível excelente que as relações entre Portugal e a China atrevessam, do ponto de vista económico, político e cultural e que se deverá capitalizar este momento para estreitar ainda mais os laços entre os dois Países.

3.jpg
4.jpg

Na agenda económica, o Embaixador teve um almoço de trabalho com o Presidente da Federação da Indústria e Comércio de Xangai, Sr. Wang Zhixiong. O Embaixador levou consigo o desejo que a cooperação comercial dos últimos anos entre a China e Portugal, continue a evoluir favoravelmente com mútuos benefícios.

5.jpg

Ao longo dos dias, foram vários os encontros com o sector empresarial. Reuniu-se com o CEO do Grupo Fosun, Sr. Guo Guangchang, que tem conhecidos, importantes e diversificados investimentos em Portugal.

6.jpg
7.jpg

Visitou, ainda, a cadeia de supermercados Cityshop, onde é possível encontrar cerca de 300 produtos portugueses e ouviu o CEO, Sr. Lian Jiahao, destacar a qualidade dos produtos portugueses e o crescente consumo que deles fazem os consumidores chineses.

8.jpg
9.jpg

No Consulado-Geral de Portugal em Xangai, reuniu-se com o Grupo Consultivo Económico. Estiveram presentes representantes de empresas portuguesas e estrangeiras, tais como Unicer, Delta Cafés, CuatreCasas, Garrigues, Elastron, Hovione, Transitex, Fosun e TMG. Analisou-se a situação económica e os actuais desafios e oportunidades do mercado chinês.

10.jpg

Na esfera cultural, o Embaixador encontrou-se com a Profa. Dra. Catarina Xu, Directora do Departamento de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai e com o Dr. Luís Pires, Leitor do Instituto Camões junto desta instituição. Há interesse em que o Instituto Camões aumente as actividades culturais na Universidade. Registou-se também interesse em que os professores de língua portuguesa chineses possam fazer parte da sua formação académica em Portugal.


Com o Secretário do Partido Comunista da Universidade do Mar, Sr. Wu Jiamin, assinalou-se o papel histórico do mar como conexão entre os dois países e nos novos desafios e oportunidades económicas e comerciais que os oceanos representam para ambas as partes.

12.jpg

O Embaixador teve também um encontro com a Directora de Programação Artística do Shanghai Oriental Arts Center (SHOAC), Sra. Eva Liu. Foi constatado o especial apoio que o SHOAC tradicionalmente dá aos espetáculos portugueses, tendo estes sido muito elogiados. No futuro, este tipo de programação artística deverá trazer ainda mais espectáculos portugueses ao SHOAC, mantendo-se os níveis actuais de excelência.

13.jpg

Apesar da agenda intensa, o Embaixador fez questão de se encontrar e conviver com a Comunidade Portuguesa de Xangai. O Consulado-Geral em Xangai organizou um evento no restaurante Viva! e entre a actuação de Fado e guitarra portuguesa por Luís Coelho e Débora Hazel, e uma degustação de iguarias portuguesas, o Embaixador conversou com todos os compatriotas presentes, desejando sempre os maiores sucessos profissionais, pois considera que tal como ele próprio, também eles são representantes de Portugal na China.

15.jpg
12.1.jpg
16.jpg

Apesar do frio em Xangai, a tarde foi animada! A Comunidade Portuguesa apreciou a música ao vivo, a comida apetitosa e os vinhos excelentes portugueses patrocinados pela ENOPORT: Romeira Reserva e Casaleiro Reserva.

17.jpg

No fim dessa frutífera visita, o Embaixador e o Cônsul-Geral desejam a todos Feliz Ano Novo Chinês, cheio de prosperidade!

Fonte: Consulado de Portugal em Xangai