Pianista portuguesa Marta Menezes em tournée pela China

A pianista portuguesa Marta Menezes inicia, a partir de amanhã, a sua tournée a solo pela China. Marta Menezes vai passar por seis cidades chinesas, num total de 8 concertos a solo, entre os dias 7 e 16 de Julho.

Vencedora do 1º Prémio no Concurso Beethoven no Royal College of Music (Londres, 2013) e no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D'Azur "Simone Delbert-Février" (2013), Marta Menezes conta ainda com outros prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha e França.

Apresenta-se regularmente em recital, a solo e em música de câmara, tendo actuado em diversos países na Europa, em Cabo Verde e nos Estados Unidos. Das temporadas mais recentes, destacam-se os seus recitais no Centro Cultural de Belém, na Rádio Antena 2, na Chopin Society of Connecticut (EUA) e o concerto de abertura do festival internacional Lisbon Music Fest.

Como solista, apresentou-se com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, com a Camerata MusArt, com a Camerata Amicis, com a Orchestre Régional de Cannes e com a Student Orchestra da Jacobs School of Music (Universidade de Indiana), sob a direcção dos maestros Vasco Azevedo, Gareguin Aratiounian, Carlos Silva, Nicolas Simon e Louis Lohraseb, respectivamente.

Marta tem um papel activo na divulgação da música portuguesa em Portugal e no estrangeiro. Fez a estreia de várias obras de compositores portugueses contemporâneos e desenvolveu um projecto a dois pianos e piano a quatro mãos com a pianista Inês Andrade, com apresentações em Portugal, em Cabo Verde e na Suíça.

Marta recebeu em 2014 a "Medalha de Prata de Valor e Distinção" pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Em 2015 editou o seu primeiro CD com obras de L. v. Beethoven e F. Lopes-Graça, com o apoio da Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA), que recebeu o prémio Global Music Award nos EUA: Silver Medal - Outstanding Achievement nas categorias de classical piano e emerging artist.

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Jaime Chavinha em Minde, com Gabriela Capaz, tendo estudado mais tarde com Paulo Pacheco.  Fez a sua Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do pianista Miguel Henriques. Prosseguiu os seus estudos no Mestrado em Música na mesma instituição, sob a orientação de Miguel Henriques e Jorge Moyano, onde concluiu o curso com a classificação máxima. Terminou em 2013 o seu segundo mestrado - Master of Performance - no Royal College of Music (Londres) com distinção, na classe do pianista Dmitri Alexeev, tendo estudado previamente com Andrew Ball.

Frequenta de momento o Doutoramento em Música na Universidade de Indiana - Jacobs School of Music (EUA), na classe do pianista Arnaldo Cohen.

Datas da tournée:

7 Julho - Xangai, Shanghai City Theatre. Bilhetes

8 Julho - Xangai, Shanghai Oriental Art Center. Bilhetes

9 Julho - Chongqing, Chongqing Guotai Art Center. Bilhetes

10 Julho - Chengdu, Chengdu Art Center. Bilhetes

13 Julho - Ha'erbin, Ha'erbin Grand Theatre. Bilhetes

14 Julho - Pequim, National Center for the Performing Arts. Bilhetes

15 Julho - Tianjin, Tianjin Grand Theatre. Bilhetes

16 Julho - Pequim,  New Tsinghua Auditorium. Bilhetes