Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo, num ranking de 163 países liderado pela Islândia e Nova Zelândia, tendo subido duas posições este ano.

O Índice Global de Paz, realizado anualmente pelo Instituto para a Economia e Paz, considera que Portugal registou "uma melhoria notável", tendo em conta que há cinco anos ocupava a 16.ª posição.

O relatório destaca que a subida de Portugal para a terceira classificação geral foi determinada por uma recuperação gradual da crise financeira, que resultou numa estabilidade interna no país.

O mesmo documento dá também conta que Portugal melhorou em 12 dos 23 indicadores do Índice Global de Paz, nomeadamente nas importações de armas e manifestações violentas.

O Índice Global de Paz melhorou ligeiramente este ano, algo que acontece pela primeira vez desde 2014, correspondendo a subidas dos indicadores em seis das nove zonas geográficas analisadas.

No topo da tabela estão a Islândia, Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca, enquanto os países menos pacíficos do mundo continuam a ser a Síria, Afeganistão, Iraque, Sudão e Iémen.

O relatório divulgado esta quinta-feira é a 11.ª edição e avalia 23 indicadores, como número e duração de conflitos internos e externos, taxa de homicídios, possibilidade de manifestações violentas e grau de militarização.

Consulte o relatório em:

http://visionofhumanity.org/indexes/global-peace-index/


Fonte: Diário de Notícias