Legatum Prosperity Index – Portugal é um dos países mais livres do mundo

O Legatum Institute, um instituto de pesquisa com sede em Londres, divulgou recentemente o seu 10º Índice Global de Prosperidade – um levantamento que classifica os países mais prósperos do mundo. A riqueza de um país é um factor de prosperidade, mas o Legatum Institute considera muito mais do que isso na sua classificação.

A organização comparou 104 variáveis para apresentar a sua lista. Essas variáveis incluem indicadores tradicionais como o produto interno bruto (PIB) per capita e o número de pessoas a trabalhar a tempo inteiro, mas também números interessantes como o número de servidores de internet seguros de um país e o modo como as pessoas se sentem no dia-a-dia.

As variáveis são divididas em nove sub-índices: qualidade económica, ambiente de negócios, governo, educação, saúde, segurança, liberdade pessoal, capital social e ambiente natural. O índice analisou os 149 países em todo o mundo.


Livre, seguro e com respeito pelo ambiente: este é o retrato de Portugal feito pelo Instituto Legatum. O país surge em 25.º no ranking geral do Índice Global de Prosperidade e no 10.º lugar na categoria "liberdade pessoal", à frente de países como aAlemanha ou os Estados Unidos.

Nos últimos sete anos, a Noruega liderou sempre este índice, mas este ano foi destronada pela Nova Zelândia que é agora considerada a nação mais próspera do mundo.

Fonte: e-Global Notícias em Português