Jornadas Europeias do Património 2016

Entre 23 e 25 de Setembro, decorrem as Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema "Comunidades e Culturas".

Durante três dias, muitos monumentos e museus em todo o país abrem as suas portas a todos os visitantes e promovem um leque muito diversificado de actividades gratuitas como visitas guiadas, ateliers, workshops, espetáculos, recriações históricas entre muitas outras, em que se pode participar gratuitamente e que proporcionam um contacto com o património diferente do habitual.

Esta iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia envolve 50 países e pretende chamar a atenção dos cidadãos para a importância de proteger e salvaguardar o património.

Em 2016 o tema é "Comunidades e Culturas", adoptado por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, este é um tema que tem como objectivo destacar e envolver as múltiplas formas de comunidade, comunidades locais, escolares, de bairro, clubes, associações de desenvolvimento, organizações não-governamentais, sejam de carácter cultural, religioso, filosófico, científico, desportivo ou recreativo, ou outras, preocupadas e vocacionadas para o conhecimento, protecção, desenvolvimento, utilização e organização dos seus próprios ambientes culturais, nas mais variadas formas. Compreender os elos de ligação entre o património e a(s) comunidade(s) contribui para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões.

As Jornadas Europeias do Património são um bom pretexto para revisitar muitos museus e monumentos portugueses mas igualmente uma oportunidade de visitar espaços que habitualmente se encontram fechados ao público e que agora se podem descobrir.

Consulte o programa de actividades em:

http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2016/public/ ouhttp://www.patrimoniocultural.pt/pt/agenda/atividades-diversas/jornadas-europeias-do-patrimonio-2016/

Para mais informação sobre as Jornadas Europeias do Património consulte:
www.europeanheritagedays.com