Festa do Cinema Português na China

O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), a Academia Portuguesa de Cinema e a Cinemateca Portuguesa juntaram-se para organizar a Festa do Cinema Português na China, em Pequim e Changsha. A cerimónia oficial de abertura, onde será exibido o filme "Cartas da Guerra” de Ivo Ferreira, acontece no próximo dia 9 de outubro, na Cinemateca Chinesa em Pequim e conta com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Cultura, Luís Castro Mendes.

Serão ainda exibidos vários filmes de cinema contemporâneo durante os restantes dias, tais como "Os Gatos Não Têm Vertigens”, de António Pedro Vasconcelos e "Até Amanhã Camaradas”, de Joaquim Leitão e "Os Maias”, de João Botelho. Haverá ainda um ciclo dedicado aos clássicos, com longas-metragens como "Maria do Mar” (1930), de Leitão de Barros, "Canção de Lisboa” (1933) de Cottinelli Telmo e "Fado - História de uma Cantadeira” (1947) de Perdigão Queiroga.

O realizador Manoel de Oliveira estará em destaque com a exibição de algumas das suas obras mais representativas, como"Aniki Bóbó”, "Singularidades de Uma Rapariga Loura”, "Douro Faina Fluvial” e "Francisca”. E no dia 10 de outubro o festival irá até Changsha, exibir o "Pátio das Cantigas” do realizador Leonel Vieira, e outras cinco longas metragens, tais como "Yvone Kane”, de Margarida Cardoso e "Vale Abraão”, de Manoel de Oliveira.

Lista de filmes:

Nota: os bilhetes para a Festa do Cinema Português na China podem ser adquiridos nas bilheteiras da Cinemateca Nacional da China (China Film Archive - 中国电影资料馆小西天艺术影院 - na seguinte morada 北京市海淀区文慧园路3号).