Portugal reeleito Melhor Destino da Europa em 2018

Portugal voltou, pelo segundo ano consecutivo, a ser escolhido como o melhor destino turístico europeu nos World Travel Awards, tidos como os “óscares” do turismo mundial.

best.jpg

Na Gala Europa, que decorreu recentemente em Atenas e na qual Portugal arrecadou 36 prémios, o país revalidou o “título” conquistado em 2017, impondo-se aos restantes nomeados: Áustria, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia.

wta.jpg

Para além do título de melhor destino da Europa, Portugal arrecadou ainda o título de Melhor Destino Citadino da Europa para Lisboa, que, pelo terceiro ano consecutivo, conseguiu o galardão como Melhor Porto de Cruzeiros. Na competição das cidades, Lisboa ficou à frente de Amesterdão, Barcelona, Londres, Paris, Roma e Veneza.

lisboa.png

A longa lista de distinções conquistadas por Portugal inclui ainda o melhor destino insular, título conquistado pela Madeira, e melhor organismo de turismo europeu, conquistado pelo Turismo de Portugal. Já os Passadiços do Paiva conquistaram os “óscares” de melhor destino europeu de aventura e melhor projecto de desenvolvimento.

passadiços.png

Os World Travel Awards surgiram em 1993 para “reconhecer, premiar e celebrar a excelência entre os setores da indústria do turimo”. Para o próximo ano será a Madeira a receber a gala das distinções a nível europeu.

Confira a lista completa dos 36 prémios conferidos a Portugal, dos quais 20 a nível Europeu, 15 destaques de Portugal e 1 do Mediterrâneo:

portugal.jpg

Europa

- Melhor Destino Europeu 2018 – Portugal

- Melhor Cidade Destino da Europa 2018 – Lisboa

- Melhor atração turística de aventura da Europa – Passadiços de Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark)

- Melhor companhia aérea da Europa para África 2018 – TAP Air Portugal

- Melhor companhia aérea da Europa para a América do Sul 2018 – TAP Air Portugal

- Melhor Resort All-inclusive da Europa 2018 – Pestana Porto Santo All Inclusive Beach & Spa Resort

- Melhor Beach Resort da Europa 2018 – Hotel Quinta do Lago

- Melhor Boutique Resort da Europa 2018 – Vila Joya 

- Melhor Porto de Cruzeiros da Europa 2018 – Terminal de Cruzeiros de Lisboa

- Melhor Design Hotel da Europa 2018 – 1908 Lisboa Hotel

- Melhor Family Resort da Europa 2018 – Ria Park Hotel

- Melhor Revista Inflight da Europa 2018 – Up Magazine (TAP Air Portugal)

- Melhor Resort de ilha – Palácio de Belmond Reid, Madeira

- Melhor Destino de ilha da Europa 2018 – Arquipélago da Madeira

- Melhor Lifestyle Resort da Europa 2018 – Conrad Algarve

- Melhor Hotel de Luxo & Villa – Vila Vita Parc

- Melhor hotel de Congressos 2018 – Ria Park Hotel

- Melhor Resort Villa da Europa 2018 – Dunas Douradas Beach Club

- Melhor entidade turística da Europa 2018 – Turismo de Portugal

- Resort mais romântico da Europa 2018 – Monte Santo Resort

Portugal

- Melhor Boutique Hotel de Portugal 2018 – Quinta da Bela Vista Madeira hotel

- Melhor Hotel de Negócios de Portugal 2018 – Pestana Palace Lisboa

- Melhor empresa Rent-a-car de Portugal 2018 – Europcar

- Melhor Hotel de Congressos de Portugal em 2018 – Ria Park Hotel

- Melhor Design Hotel de Portugal 2018 – 1908 Lisboa Hotel

- Melhor empresa de Gestão de Destinos Turísticos de Portugal 2018 – Abreu DMC Portugal

- Melhor Resort Familiar de Portugal 2018 – Hotel Quinta do Lago

- Melhor Green Hotel de Portugal 2018 – Galo Resort Madeira

- Melhor Hotel de Portugal 2018 – Palácio de Belmond Reid

- Melhor Hotel Residences de Portugal 2018 – Monte Santo Resort

- Melhor Suite de Hotel de Portugal 2018 – Suite Presidencial @ Palácio Belmond Reid

- Melhor Hotel Lifestyle de Portugal 2018 – 1908 Lisboa Hotel

- Melhor Resort de Portugal 2018 – Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa

- Melhor Serviced Appartments de Portugal 2018 – Altis Suites

- Melhor Villa Resort de Portugal 2018 – Sublime Comporta

Mediterrâneo

-Melhor Boutique Hotel do Mediterrâneo 2018 – Quinta da Casa Branca, Portugal

Aviso de Abertura de Procedimento Concursal

A Embaixada de Portugal em Pequim tem o prazer de anunciar que, nos termos da Portaria n.º 187/2013, de 22 de maio, e na sequência de despacho de autorização de 28.06.2018 de S. Exa. a Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação do presente aviso, concurso externo para o preenchimento de um (1) posto de trabalho, na categoria de Técnico Superior, da carreira de Técnico Superior, com a remuneração ilíquida de € 1.413,12 nos termos aprovados pelo Decreto Regulamentar n.º 3/2013, de 8 de maio, para exercer funções na Embaixada de Portugal em Pequim, que compreende um período experimental com a duração de 180 dias.

O prazo para apresentação de candidaturas termina no dia 23 de julho de 2018. As candidaturas devem ser formalizadas mediante requerimento dirigido ao Presidente do Júri e entregues pessoalmente (contra recibo) na Embaixada de Portugal em Pequim, sita em Sanlitun Dongwujie, 8, ou por correio eletrónico para pequim@mne.pt

Toda a informação e regulamentação relevante para o processo em apreço consta do Aviso Público de abertura de procedimento concursal que poderá consultar AQUI.

qr.png

Portugal abre novo consulado-geral em Cantão

No dia 26 de Junho de 2018, Portugal inaugurou oficialmente um novo consulado-geral em Cantão, a terceira cidade na China a ter uma representação portuguesa, depois de Pequim e Xangai. 

O novo consulado-geral tem como área de jurisdição as províncias de Guangdong, Hainan, Hunan, Fujian e a Região Autónoma de Guangxi Zhuang. 

bandeira.jpg

Contactos do Consulado-Geral de Portugal em Cantão:

Morada: Unit 3811, International Financial Center, 5 Zhujiang Xi Road, Guangzhou; Código postal: 510623;

E-mail: cantao@mne.pt; 

Tel.: +86 20 87581621; 

Fax: +86 20 37889330

 

Horário de Funcionamento: 

De segunda a sexta-feira,

09h30 – 12h30; 13h30 - 17h30

Horário de atendimento ao público:

10h00 – 12h00; 14h00-16h00

 

Aviso: Novo horário de atendimento ao público

AVISO

Secção Consular

A Secção Consular da Embaixada de Portugal em Pequim informa que irá entrar em vigor o novo horário de atendimento ao público a partir de 19 de Março de 2018. Os agendamentos continuarão a ser efetuados dentro do período normal de horário laboral, entre as 9:30 - 12:30 e as 14:00 - 17:00.

Novo horário de atendimento ao público:

De segunda a sexta-feira, das 9:30 às 13:00

wechat.png

Primeiro dicionário online Português-Chinês

Desde o dia 16 de Fevereiro, dia de celebração do Ano Novo Chinês, é possível aceder online ao primeiro dicionário Português-Chinês e Chinês-Português. O dicionário está disponível através do serviço Infopédia, em www.infopedia.pt., e disponibiliza mais de 25 mil entradas.

mw-680.jpg

Estas obras lexicográficas foram trabalhadas a partir do dicionário bilingue publicado em papel, em 2010, pela Porto Editora. O processo contou com o apoio de Ana Cristina Alves, autora do dicionário e Doutorada em Filosofia da História e da Cultura China na Universidade de Lisboa em 2005.

A Infopédia passa assim a disponibilizar um total de sete idiomas: inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, neerlandês e chinês.

 

Consulte o dicionário em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/portugues-chines

Aviso - Orçamento Participativo Portugal 2018

Foi aprovada em Conselho de Ministros uma Resolução para o Orçamento Participativo Portugal 2018 que, este ano, abrange todas as áreas de governação.

opp_T.jpg

O valor global do OPP 2018 são 5 milhões de Euros e em 2018 as pessoas podem apresentar propostas para o OPP através do site https://opp.gov.pt/, preenchendo um formulário muito simples no qual indicam as áreas de governação em que se inscreve a sua proposta. Todas as áreas de governo estão elencadas neste formulário OPP.

Já se iniciou a fase de apresentação de propostas, que decorre até dia 24 de abril.

No site será encontrada uma área para apresentação de propostas em https://opp.gov.pt/submit, assim como outra onde vão sendo publicadas as propostas apresentadas até dia 24 de abril em https://opp.gov.pt/p

Em https://opp.gov.pt/downloads poderão ser encontrados materiais de comunicação e divulgação.

Embaixador de Portugal na China visita Xangai

Sua Excelência José Augusto Duarte, recém-chegado Embaixador de Portugal em Pequim, realizou a sua primeira visita oficial, entre os dias 2 a 5 de Fevereiro, a Xangai. Participou em importantes encontros no âmbito político, económico e cultural. Teve Ainda a oportunidade de conhecer a Comunidade Portuguesa.

1.jpg

Durante a visita, o Embaixador de Portugal em Pequim esteve sempre acompanhado pelo Cônsul-Geral de Portugal em Xangai, João Pedro Fins do Lago e pelo Delegado AICEP, Mário Quina.

Teve um importante encontro com o Mayor de Xangai, Sr. Ying Yong. Ambas as partes concordaram sobre o nível excelente que as relações entre Portugal e a China atrevessam, do ponto de vista económico, político e cultural e que se deverá capitalizar este momento para estreitar ainda mais os laços entre os dois Países.

3.jpg
4.jpg

Na agenda económica, o Embaixador teve um almoço de trabalho com o Presidente da Federação da Indústria e Comércio de Xangai, Sr. Wang Zhixiong. O Embaixador levou consigo o desejo que a cooperação comercial dos últimos anos entre a China e Portugal, continue a evoluir favoravelmente com mútuos benefícios.

5.jpg

Ao longo dos dias, foram vários os encontros com o sector empresarial. Reuniu-se com o CEO do Grupo Fosun, Sr. Guo Guangchang, que tem conhecidos, importantes e diversificados investimentos em Portugal.

6.jpg
7.jpg

Visitou, ainda, a cadeia de supermercados Cityshop, onde é possível encontrar cerca de 300 produtos portugueses e ouviu o CEO, Sr. Lian Jiahao, destacar a qualidade dos produtos portugueses e o crescente consumo que deles fazem os consumidores chineses.

8.jpg
9.jpg

No Consulado-Geral de Portugal em Xangai, reuniu-se com o Grupo Consultivo Económico. Estiveram presentes representantes de empresas portuguesas e estrangeiras, tais como Unicer, Delta Cafés, CuatreCasas, Garrigues, Elastron, Hovione, Transitex, Fosun e TMG. Analisou-se a situação económica e os actuais desafios e oportunidades do mercado chinês.

10.jpg

Na esfera cultural, o Embaixador encontrou-se com a Profa. Dra. Catarina Xu, Directora do Departamento de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai e com o Dr. Luís Pires, Leitor do Instituto Camões junto desta instituição. Há interesse em que o Instituto Camões aumente as actividades culturais na Universidade. Registou-se também interesse em que os professores de língua portuguesa chineses possam fazer parte da sua formação académica em Portugal.


Com o Secretário do Partido Comunista da Universidade do Mar, Sr. Wu Jiamin, assinalou-se o papel histórico do mar como conexão entre os dois países e nos novos desafios e oportunidades económicas e comerciais que os oceanos representam para ambas as partes.

12.jpg

O Embaixador teve também um encontro com a Directora de Programação Artística do Shanghai Oriental Arts Center (SHOAC), Sra. Eva Liu. Foi constatado o especial apoio que o SHOAC tradicionalmente dá aos espetáculos portugueses, tendo estes sido muito elogiados. No futuro, este tipo de programação artística deverá trazer ainda mais espectáculos portugueses ao SHOAC, mantendo-se os níveis actuais de excelência.

13.jpg

Apesar da agenda intensa, o Embaixador fez questão de se encontrar e conviver com a Comunidade Portuguesa de Xangai. O Consulado-Geral em Xangai organizou um evento no restaurante Viva! e entre a actuação de Fado e guitarra portuguesa por Luís Coelho e Débora Hazel, e uma degustação de iguarias portuguesas, o Embaixador conversou com todos os compatriotas presentes, desejando sempre os maiores sucessos profissionais, pois considera que tal como ele próprio, também eles são representantes de Portugal na China.

15.jpg
12.1.jpg
16.jpg

Apesar do frio em Xangai, a tarde foi animada! A Comunidade Portuguesa apreciou a música ao vivo, a comida apetitosa e os vinhos excelentes portugueses patrocinados pela ENOPORT: Romeira Reserva e Casaleiro Reserva.

17.jpg

No fim dessa frutífera visita, o Embaixador e o Cônsul-Geral desejam a todos Feliz Ano Novo Chinês, cheio de prosperidade!

Fonte: Consulado de Portugal em Xangai

 

Embaixador de Portugal na China concede entrevista ao Diário do Povo

sexa.jpg

José Augusto Duarte, o novo embaixador de Portugal na China, recém-chegado a Beijing, concedeu ao Diário do Povo Online uma entrevista onde aborda, entre vários temas, o atual estado das relações bilaterais e as motivações profissionais que irão pautar a sua agenda enquanto representante da missão diplomática de Portugal em solo chinês.

Aludindo à atual importância estratégica da China para Portugal, bem como ao “excelente estado de relações entre Portugal e a China”, dos pontos de vista social, económico e político, o diplomata afirma que “é difícil imaginar que algum embaixador de Portugal esteja com mais entusiasmo no seu posto do que o entusiasmo com que eu chego a este posto, aqui, em Pequim”.

“Se o bom entendimento político é a coluna vertebral da relação entre os dois estados, o relacionamento económico traz a musculatura a essa coluna vertebral e dá-lhe a robustez que é necessária nessa mesma relação”, afirmou, acrescentando que, perante tal cenário, “temos base para ir mais além, para sermos mais ambiciosos”.

Com efeito, no domínio do comércio, o embaixador considera que Portugal pode “exportar muito mais para a China”, da mesma forma que “também tem capacidade para importar mais produtos de qualidade da China”.

“Acredito claramente que Portugal tem produtos de qualidade mundial e que, tenho a certeza, que um consumidor chinês, se não os compra, é porque não os encontra no mercado, ou porque não tem conhecimento da qualidade dos mesmos”, afiançou, mencionando o facto de que a “atual dinâmica económica fascinante” da China é uma realidade que “provavelmente no ocidente nem todos ainda se aperceberam”.

Os setores das novas tecnologias e da robótica foram citados como exemplos de produtos chineses passíveis de obterem uma maior proeminência no mercado português e, por sua vez, os vinhos, o calçado, ourivesaria e joalharia, são, no entendimento do diplomata, alguns dos produtos que Portugal poderá incrementar as suas exportações para a China.

No que concerne ao âmbito político, José Augusto Duarte relembrou o “apoio vital” da China para o sucesso da candidatura de António Guterres ao cargo de secretário-geral da ONU, bem como o facto de Portugal ver “com muito respeito aquilo que tem sido a posição da China na política internacional, nomeadamente nas questões ambientais, e nas questões do livre comércio”.

Instado a comentar os avanços consumados pela China nos últimos 40 anos, efeméride que assinala o início da Política de Reforma e Abertura, o diplomata refere que o percurso efetuado pelo país é repleto de “constatações” factuais, as quais se prendem com as mudanças perentórias ocorridas ao longo do período referido.

Tais constatações, salienta, “precisam de ponderação e precisam de reflexão de como é que se chega a este nível de desenvolvimento, prosperidade e inserção”, de modo a “tirar as devidas ilações em países onde é necessária essa mesma progressão”.

Na esfera cultural, a senda de atividades de promoção da cultura e da língua apoiadas pela embaixada deverá continuar neste mandato, bem como “evocações importantes daquilo que é a história antiquíssima da relação entre Portugal e a China”.

“O interesse por uma língua e pela cultura também começa por coisas lúdicas”, asseverou, descortinando a intenção de trazer mais músicos portugueses para interagirem com alunos chineses de língua portuguesa e com o público geral, algo que, enfatiza, constitui “uma forma de cooperação, interesse e motivação” importante para fomentar a aproximação entre ambos os povos.

O mesmo se aplica em sentido inverso, defende, garantindo que irá mover diligências no sentido de, “com patrocínios privados ou com apoios públicos, tentar aproximar mais os jovens chineses dos meus compatriotas portugueses”.

Restam ainda planos para uma maior troca de visitas de altos dignatários chineses a Portugal e em sentido inverso, bem como o reforço das relações de proximidade com a comunidade chinesa residente em Portugal.

Respondendo a algumas questões de cariz pessoal, nomeadamente os locais que gostaria de visitar na China, o entrevistado, que entretanto já começou a dar os primeiros passos na aprendizagem do mandarim, afirmou em tom bem-disposto: “O problema é que o embaixador, em princípio, só está quatro anos no posto, e a China é imensa!”. Xi’an, Shanghai, Zhejiang, Guangzhou e Harbin, foram alguns dos destinos enumerados.

Por último, desafiamos o embaixador a revelar uma meta pessoal durante a passagem pela China. A resposta? Ambiciosa. “Vou tentar ler todos os escritores chineses, da atualidade, pelo menos, porque com 4000 anos de história, ainda por cima com escrita, é muito difícil, para não dizer impossível”. 

Original

Portugal eleito “Melhor Destino Turístico do Mundo”

Portugal foi eleito o “Melhor Destino Turístico do Mundo” na cerimónia dos World Travel Awards (WTA), que aconteceu recentemente no hotel JW Marriott Phu Quoc Emerald Bay, no Vietname. Portugal conquistou este título pela primeira vez, tornando-se também, segundo a Lusa, o primeiro país europeu com o título de Melhor Destino Turístico do Mundo, depois de derrotar concorrentes como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha.

world travel awards.jpg

Portugal arrasou na cerimónia da 24º edição dos World Travel Awards, também conhecidos como “os óscares do turismo”, ao acumular um total de seis distinções. A distinção máxima é acompanhada de mais prémios: Lisboa ganhou o prémio de “Melhor Destino para City Break” e a Madeira foi considerada “Melhor Destino Insular do Mundo”, já os Parques de Sintra-Monte da Lua foram considerados o “Melhor Exemplo de Recuperação de Património “, e o Turismo de Portugal levou para casa os prémios “Melhores Campanhas de Promoção Turística” e “Melhor Organização de Turismo do Mundo”.

Em Setembro deste ano, Portugal foi pela primeira vez eleito “o melhor destino da Europa”, título atribuído pelos World Travel Awards. A boa notícia não veio sozinha, com Portugal a ser o país que mais galardões arrecadou na cerimónia que aconteceu a 29 de setembro em S. Petersburgo — ao todo, foram 37 “óscares”, 30% do total, mais 13 do que no ano anterior.

Criados em 1993, os World Travel Awards reconhecem o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo, sendo a selecção dos nomeados realizada anualmente à escala mundial pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de turismo oriundos de 160 países.

turismo.gif

Boas Festas da Embaixada de Portugal

A Embaixada de Portugal em Pequim deseja-lhe um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Nota: Em virtude do feriado nacional do dia 25 de Dezembro e atendendo à tolerância de ponto concedida à função pública pelo Senhor Primeiro-Ministro, no dia 26 de Dezembro, informa-se que a Embaixada de Portugal em Pequim estará encerrada naquelas datas, reabrindo no dia 27 de Dezembro, no horário habitual.

feliz natal.png

Local Statement by the Delegation of the European Union on International Human Rights Day

EU Delegation.jpg

On 10 December the international community marks the anniversary of the proclamation of the Universal Declaration of Human Rights. This Declaration, which all UN members including China have agreed to uphold, states that each and every one of us has the right to freedom of thought, freedom of religion and belief, freedom of expression and freedom of peaceful assembly and association.

Here in Beijing, each of us continues to witness first-hand China's success in improving the lives of its citizens. We witness, for example, the significant improvements in the Chinese people's standard of living and in access to social services such as health and education. We also witness improvements in the sphere of some civil rights, such as a continuing effort to combat and prevent domestic violence. We welcome the commitment by the Chinese authorities to ensure legal representation for greater numbers of criminal defendants, and we hope that the new system that will replace the shuanggui system will ensure basic rights for all civil servants, including the right to legal representation.

However, we remain extremely concerned about China's ongoing denial to its citizens of other fundamental human rights under the Declaration. During the past year, we have been deeply troubled by the deterioration of the situation with respect to freedom of information and freedom of expression and association, including with respect to online activity. The arrest, detention and conviction of human rights defenders, lawyers and other citizens exercising fundamental human rights, such as freedom of religion and belief, including in Xinjiang and Tibet, has continued. We regret the death in detention of 2010 Nobel Peace Prize Laureate Liu Xiaobo, and are also concerned about the recent conviction of human rights lawyer Jiang Tianyong and the detention of human rights defenders Ilham Tohti, Wang Quanzhang, Wu Gan, Tashi Wangchuk, Li Yuhan and Huang Qi, each of whom was detained in connection with their promotion of fundamental human rights. We call for China to immediately end the detention and harassment of these and other Chinese citizens and human rights defenders and their family members. All criminal defendants should have access to lawyers of their own choosing and to their family members, and should not be subjected to forced and public confessions, torture or other mistreatment. While recognising the progress made in registering foreign NGOs during 2017, we also call on China to make additional efforts to allow foreign and domestic NGOs to register and operate freely and effectively. Finally, we continue to be concerned about the lack of effective implementation of China's Criminal Procedure Law, as well as the adoption of laws which are incompatible with China's other obligations and international commitments.

All of us know from first-hand experience the difficult and never-ending work of promoting and protecting the full spectrum of human rights. The Chinese authorities have made commitments to promote law-based governance and the creation of a modern and prosperous society. The respect and promotion of the full range of human rights is not only consistent with these aims, but in our view necessary for their full achievement. In the coming year, a core part of our engagement will include working with China to promote human rights under the Universal Declaration.

Original: https://eeas.europa.eu/delegations/china/37014/local-statement-delegation-european-union-international-human-rights-day_en

2.ª Edição do Concurso Mundial de Tradução CN-PT

tradução.png

No último ano académico, o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior da Região Administrativa Especial de Macau e o Instituto Politécnico de Macau realizaram a 1.ª Edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português, que foi acolhido com entusiasmo / entusiasticamente. Nesse concurso, participaram mais de oitenta equipas de Instituições de Ensino Superior de Macau, do Interior da China e dos Países de Língua Portuguesa e obtiveram resultados excelentes, melhorando o ensino de tradução Chinês-Português e incentivando os alunos chineses e os portugueses a aprenderem, respectivamente, Português e Chinês. A fim de consolidar esse papel significativo do Concurso e continuar a desenvolver o ensino-aprendizagem de tradução Chinês-Português, será realizada uma 2.ª Edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português durante o ano lectivo de 2017/2018.

As incrições podem ser realizadas até ao dia 31 de Janeiro de 2018.

Para mais informações, consulte:

http://www.ipm.edu.mo/WCPTC/index-p.html

entidades.png

III Encontro de Pontos de Rede de Ensino de Português Língua Estrangeira

Nos dias 7 a 8 de dezembro, o IPOR organiza o III Encontro de Pontos de Rede de Ensino de Português Língua Estrangeira na região oriental e sudeste asiática, que reunirá docentes de instituições de Ensino Superior e da rede de Ensino de Português no Estrangeiro provenientes da República Popular da China, Filipinas, Tailândia, Vietname e da RAEM, contando ainda com a parceria da Universidade do Porto (Portugal), através da presença da Profª Doutora Isabel Duarte.

Num momento em que se assiste a um aumento significativo na procura de formação em Língua Portuguesa nestes contextos, afigura-se essencial a promoção de espaços de partilha de experiências e de reflexões em torno de abordagens ao ensino de PLE, numa vertente oficinal, bem como o incentivo à criação de redes centradas no desenvolvimento de projectos e de actividades colaborativas, aspectos aos quais o Encontro volta a dedicar a sua atenção.

Para além da cooperação com docentes e instituições nesta região que o IPOR, por esta via, procura igualmente fortalecer, a realização do Encontro visa ainda conferir contributos para o papel conferido à RAEM de se posicionar como plataforma no ensino do Português e na ligação com os países de língua portuguesa.

Decorrente desse espírito que o rege e dos propósitos que encerra, o Encontro é aberto a docentes de instituições que, na RAEM ou em outros contextos, a ele queiram assistir e tomar parte nas reflexões.

Para mais informações, é favor enviar mensagem para a Coordenação do Centro de Língua Portuguesa do IPOR: clara.oliveira@ipor.org.mo

ArtboardEncontros-1.png

II Encontro de Investidores da Diáspora (15-16 Dezembro 2017)

encontro diaspora.jpg

A cidade de Viana do Castelo acolherá, nos dias 15 e 16 de Dezembro, a segunda edição do Encontro de Investidores da Diáspora. O evento decorrerá por iniciativa do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, cabendo a respectiva organização ao Gabinete de Apoio aos Investidores da Diáspora (GAID) e à Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O referido Encontro destina-se a facultar o acesso a informação sobre mecanismos e programas de apoio, regimes de incentivos e financiamentos, com a presença, nos painéis de oradores, de dirigentes ou representantes de instituições e entidades relevantes para o efeito, abordando ainda, este ano, temáticas adicionais e/ou mais aprofundadas, nomeadamente em áreas como a inovação e as novas tecnologias, o universo académico ou a cooperação regional transfronteiriça.

Para participar poderá inscrever-se até ao próximo dia 30 de Novembro através do correio electrónico gaid@mne.gov.pt

Para informações adicionais, clique Aqui

Portugal e China assinam plano de acção sobre economia do mar

assinatura.jpg

Portugal e a China assinaram recentemente um plano de acção, visando a colaboração na investigação e em projectos comerciais, no âmbito da economia do mar. O acordo foi assinado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o Ministro da State Oceanic Administration, Wang Hong, no dia 3 de Novembro, na World Ocean Week em Xiamen.

A Ministra do Mar liderou uma missão empresarial constituída por 39 empresas portuguesas, representantes das principais indústrias portuguesas da economia do mar, numa viagem à China, entre os dias 28 de Outubro e 4 de Novembro.

O acordo surge na sequência de um memorando de entendimento assinado em Portugal, em Junho passado, entre Ana Paula Vitorino e o seu homólogo chinês, Wang Hong.

A deslocação incluiu também a realização de dois seminários de alto nível em Pequim e Xangai dedicados à criação de um quadro de cooperação portuária e empresarial entre Portugal e China no âmbito da Nova Rota da Seda Marítima.

 

Ministra do Mar lidera missão empresarial à China

i029828.png

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, lidera uma comitiva com 39 empresas portuguesas que abrange, para além dos grandes portos nacionais, representantes das principais indústrias portuguesas da economia do mar, numa viagem à China, entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro.

O objetivo é que a economia nacional aproveite as oportunidades de negócio proporcionadas pela Nova Rota da Seda Marítima, iniciativa de comércio global promovida pela China e uma das suas atuais principais prioridades de política externa.

A deslocação integra-se na divulgação da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, apresentada em dezembro de 2016, que contempla, entre outros, novos projetos de grande dimensão (novo Terminal de Contentores de Sines, Vasco da Gama, Novo Terminal Multimodal do Barreiro, novo terminal do Porto de Leixões) maioritariamente de investimento privado, fundamentais para aumentar a capacidade dos portos nacionais.

A deslocação inclui também a realização de dois seminários de alto nível em Pequim e Xangai dedicados à criação de um quadro de cooperação portuária e empresarial entre Portugal e China no âmbito da Nova Rota da Seda Marítima.

Neste sentido, estão ainda previstas a realização de duas sessões b2b em Pequim e Xangai, focadas na construção de oportunidades de negócio entre a comitiva empresarial portuguesa e as 86 empresas chinesas participantes, provenientes dos mais diversos sectores da economia do mar.

A Ministra do Mar reunir-se-á ainda com os responsáveis máximos da administração do Danco de Desenvolvimento da China e do Banco da China.

Para além da cooperação portuária, o missão tem também como objetivo a dinamização da cooperação entre Portugal e a China no âmbito da Economia Azul Sustentável – será assinado um plano de ação colaborativo centrado na recuperação dos ecossistemas marinhos e combate ao lixo marinho, no cumprimento do protocolo estabelecido entre aárea de Governo o do Mar e o Ministro chinês responsável pela Administração Oceânica do Estado.

Original:

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/noticia#ministra-do-mar-lidera-missao-empresarial-a-china

Governo decreta três dias de luto nacional

A Embaixada de Portugal na China disponibiliza, a partir de hoje, até sexta-feira, um Livro de Condolências Virtual pelas vítimas dos devastadores incêndios ocorridos em Portugal, que estará disponível no site da Embaixada de Portugal a todos os aqueles que desejem manifestar o seu pesar pelos que perderam a vida e restantes vítimas deste terrível desastre.

As centenas de incêndios que deflagraram no Domingo - o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 41 mortos e 71 feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

luto 2.png

O Governo declarou Calamidade Pública em todos os distritos a norte do Tejo, e decretou luto nacional nos dias de terça-feira, quarta-feira e quinta-feira como forma de pesar e solidariedade pelas vítimas dos incêndios.

O livro de condolências online está disponível em: http://portugueseembassybeijing.com/condolences-book/

Portugal eleito melhor destino europeu nos WTA

Portugal arrecadou um total de 37 prémios na edição de 2017 dos World Travel Awards, durante o evento ‘Europe Gala Ceremony 2017′, que decorreu no sábado, em São Petersburgo, na Rússia. O País foi distinguido com 22 prémios na categoria Europa, 14 na categoria Portugal e um na categoria Mediterrâneo.

world travel a.png


Portugal foi eleitona categoria de Europe’s Leading Destination eo Turismo de Portugal repetiu o prémio de ‘Europe’s Leading Tourist Board’. A Madeira voltou a ser o melhor destino insular do continente europeu e o Algarve o melhor destino de praia. A TAP Air Portugal saiu vencedora em três categorias – ‘Europe’s Leading Airline to Africa’, ‘Europe’s Leading Airline to South America’ e a sua revista de bordo, a UP Magazine, foi considerada ‘Europe’s Leading Inflight Magazine’.

wta2.jpg

Europa
Europe’s Leading Airline to Africa 2017: TAP Air Portugal
Europe’s Leading Airline to South America 2017 : TAP Air Portugal
Europe’s Leading All-Inclusive Resort 2017: Pestana Porto Santo All Inclusive Beach & Spa Resort
Europe’s Leading Beach Destination 2017: The Algarve
Europe’s Leading Beach Resort 2017 Hotel: Quinta do Lago
Europe’s Leading Boutique Hotel 2017: Vila Joya,
Europe’s Leading Boutique Resort 2017: Vila Joya
Europe’s Leading Cruise Port 20 : Porto de Lisboa
Europe’s Leading Design Hotel 2017: Altis Belém Hotel & Spa
Europe’s Leading Destination 2017: Portugal
Europe’s Leading Inflight Magazine 2017: Up Magazine (TAP Portugal)
Europe’s Leading Island Destination 2017: Madeira Islands
Europe’s Leading Landmark Hotel 2017: Bairro Alto Hotel
Europe’s Leading Lifestyle Resort 2017: EPIC SANA Algarve Hotel
Europe’s Leading Luxury Business Hotel 2017: Pestana Palace Lisbon
Europe’s Leading Luxury Lifestyle Resort 2017: Conrad Algarve
Europe’s Leading Meetings & Conference Hotel 2017: Ria Park Hotel
Europe’s Leading MICE Hotel 2017: EPIC SANA Lisboa Hotel
Europe’s Leading River Cruise Company 2017: DouroAzul
Europe’s Leading Tourism Development Project 2017: Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark)
Europe’s Leading Tourist Board 2017: Turismo de Portugal
Europe’s Most Romantic Resort 2017: Monte Santo Resort

Portugal
Portugal’s Leading Boutique Hotel 2017: Pestana CR7 Funchal
Portugal’s Leading Business Hotel 2017: InterContinental Lisbon
Portugal’s Leading Car Rental Company 2017: Sixt
Portugal’s Leading Conference Hotel 2017: Ria Park Hotel
Portugal’s Leading Design Hotel 2017: Altis Belém Hotel & Spa
Portugal’s Leading Family Resort 2017: Pine Cliffs Resort, a Luxury Collection Resort
Portugal’s Leading Green Hotel 2017: Galo Resort Madeira
Portugal’s Leading Hotel 2017: Belmond Reid’s Palace
Portugal’s Leading Hotel Residences 2017: Troia Design Hotel, a Blue and Green Hotel
Portugal’s Leading Hotel Suite 2017: Presidential Suite @ Belmond Reid’s Palace
Portugal’s Leading Lifestyle Hotel 2017: Lisboa 1908 Hotel
Portugal’s Leading Resort 2017: Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa
Portugal’s Leading Serviced Apartments 2017: Altis Suites
Portugal’s Leading Villa Resort 2017: Dunas Douradas Beach Club

Mediterrâneo
Mediterranean’s Leading Boutique Hotel 2017: Quinta da Casa Branca, Portugal

giphy.gif

Fonte: Publituris

Lula Pena em concerto na China

Com apenas 3 álbuns lançados desde 1998, a cantora, compositora, guitarrista e poeta Lula Pena alcançou um feito raro: juntar uma trupe de seguidores devotos por todo o mundo, uma espécie de sociedade secreta cujo o número de associados cresce a cada sua rara aparição. Em Outubro, a portuguesa vai passar pela China, para concertos em Pequim e Tianjin.

lula 1.jpg

Lula Pena, nascida e criada em Lisboa, é uma portuguesa cosmopolita: uma mulher de todo o mundo! Cantora-poeta, mulher misteriosa que se esconde atrás da guitarra para melhor nos surpreender. Uma voz única e profunda, inspirada por múltiplas referências, que brinca com as fronteiras e os mais finos poetas. O seu primeiro disco, Phados, lançado em 1998, garantiu-lhe aclamação imediata. A sua voz profunda, segura e sensível; a mistura pura das raízes do fado com referências do folclore português, com a chanson française, a morna de Cabo Verde, a bossa nova do Brasil; a entrega nua da sua voz e guitarra; tudo anunciava a chegada de um enorme talento. E depois desapareceu, reaparecendo apenas 12 anos depois, com o lançamento do seu segundo disco “Troubadour” - uma colecção de histórias de paixão e dor, espelho das suas viagens pessoais enquanto músico existencialista e inesperado.

album novo.jpg

Nos últimos anos, tem estado mais presente nos palcos, apresentando-se em concerto em Cabo Verde, Brasil, Chile, Zimbabwe, EUA e um pouco por toda a Europa, aparecendo, ocasionalmente, em duo com o multi-instrumentista guineense Mu Mbana ou o saxofonista neozelandês Hayden Chisholm mas, habitualmente, sozinha e no seu próprio tempo.

phados.jpg

Lula Pena segue as suas próprias regras, não só na sua carreira como na sua música. A sua voz é inquietante e comovente, o seu estilo na guitarra é único, a sua abordagem é profundamente emocional ao mesmo tempo que conceptual. Tem uma forma quase xamanística de se tornar uma só com o instrumento enquanto toca as suas longas e divagantes peças, nas quais madeira, cordas, corpo humano, respiração e voz se fundem num único, fabuloso e sobrenatural monstro.

troubadour.jpg

A música de Lula Pena é um organismo vivo. Navega num oceano estranho, com margens de continentes chamados blues, flamenco, chanson française, phado (como ela prefere chamar-lhe), bossa nova e outros, alimentando-se de todos eles e não deixando nenhum intacto.

Lula_Pena_Pose.jpeg

Datas

1 e 3 de Outubro, 20:00

Bilhetes: 60/80 (comprar)

Local: Dusk Dawn Club, Pequim

Morada: 北京市东城区美术馆后街山老胡同14号

2 de Outubro, 19:30

Bilhetes: 280(VIP)/180/80/50 (comprar)

Local: Tianjin Grand Theatre

Morada: 天津市河西区平江道 天津文化中心 天津大剧院

weixin.png

Cursos de Formação à distância do Instituto Camões

camoes.png

Decorre, até 8 de outubro, período de candidaturas para os seguintes cursos de formação a distância do Camões, I.P. (1º semestre 2017/2018):

CULTURA

  • Estudos Pós-Coloniais: Atlânticos Sul (Protocolo UBolonha) 

ENSINO

  • Laboratório de Escrita Criativa – Nível Avançado
  • Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna (Protocolo UCoimbra)
  • Didática do Português Língua de Herança
  • O Desafio da Diferença: Abordagens de Diferenciação Pedagógica no Ensino de Línguas (Protocolo UNAVE)
  • Promoção da Leitura na Era Digital (Protocolo FCSH-UNL)
  • Laboratório de Escrita Criativa – Nível Introdutório
  • Tecnologias Móveis para o Ensino de Português L2

 

CURSOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

  • Português para Estrangeiros, nível A1 (Básico)
  • Português para Estrangeiros, nível A1 (Premium)
  • Português para Estrangeiros, nível A2 (Básico)
  • Português para Estrangeiros, nível A2 (Premium)
  • Português para Estrangeiros, nível B1 (Básico)
  • Português para Estrangeiros, nível B1 (Premium)
  • Português para Estrangeiros, nível B2 (Básico)
  • Português para Estrangeiros, nível B2 (Premium)
  • Português para Estrangeiros, nível C1 (Básico)
  • Português para Estrangeiros, nível C1 (Premium)
  • Português para Hispanofalantes, nível A1/A2
  • - aboratório de Escrita Jornalística
  • Português para Negócios
  • Introdução ao Português Jurídico

 

TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO

  • Tradução e Tecnologias de Informação Linguística (Protocolo FLUL)

 

COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

  • Introdução à Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Protocolo UNAVE)
  • Boa Governação, Cidadaniae Direitos Humanos (Protocolo UNAVE)

 

Nota: os Docentes da rede de Ensino Português noEstrangeiro e Agentes de Cooperação do Camões, I.P. beneficiam de redução napropina dos cursos.

Para mais informações, consulte:

http://www.instituto-camoes.pt/activity/servicos-online/ensino-a-distancia

camoes logo.png