Novo curso de formação avançada da Universidade de Coimbra sobre a China e os Países de Língua Portuguesa

A Universidade de Coimbra apresenta o novo Curso de Formação Avançada “A China e os Países de Língua Portuguesa na Economia Mundial: Comércio, Turismo, Cooperação e Desenvolvimento”: http://www.uc.pt/en/feuc/eea/diplomas/curso_formacao_china

Início das aulas – 21 Setembro de 2018

Potenciais interessados poderão contactar a coordenação do curso: china-coimbra@fe.uc.pt

ALERTA - ciclones tropicais Mangkhut e Barijat Filipinas, Taiwan, China

Recomenda-se especial atenção para a chegada do tufão Mangkhut ao sul da província de Cagayan (norte de Luzon) a 14 de setembro à tarde e, a 16 de setembro, à província de Cantão (Guangdong), Hong Kong e Macau (China). Chuva intensa, tempestades e ventos fortes podem afetar o norte de Luzon e o sul de Taiwan entre os dias 14 e 16 de setembro. A província de Cantão será afetada de 16 a 17 de setembro.

Um sinal de aviso de ciclone tropical (TCWS) número 1 está em vigor para a Ilha de Luzon e para a Província de Samar do Norte (Visayas).

O ciclone tropical Barijat continua a oeste da província de Cantão, tendo tendência a enfraquecer e a transformar-se em tempestade tropical.

Exercício de aviso de defesa aérea

Com o objetivo de melhorar a percepção de defesa nacional da população, consciencialização da defesa aérea civil e preparação para desastres, familiarizando os cidadãos com os avisos de defesa aérea, e de acordo com a Lei de Defesa Aérea Civil da República Popular da China, a Lei da República Popular da China em Educação de Defesa Nacional e os Regulamentos do Município de Pequim em Defesa Aérea Civil, o Governo Popular do Município de Pequim decidiu conduzir um exercício de aviso de defesa aérea no dia 15 de setembro de 2018 (Dia Nacional de Educação de Defesa da China) em Pequim.

Horário: 10: 00-10: 23, em 15 de setembro de 2018 (sábado)

Área: Área para além do quinto anel rodoviário de Pequim

Os sinais de alarme serão dados na ordem de "sinal de alarme de aviso antecipado", "sinal de alarme de ataque aéreo" e "sinal de fim alarme de ataque aéreo", cada um com uma duração de 3 minutos, com um intervalo de 7 minutos entre eles.

Sinal de alarme de aviso antecipado: das 10:00 às 10:03 tocará o sinal de alarme aviso antecipado. O sinal tocará por 36 segundos, pára por 24 segundos e repetindo-se 3 vezes. Terá uma duração total de 3 minutos.

Sinal de alarme de ataque aéreo: das 10:10 às 10:13 tocará o sinal de alarme de ataque aéreo. O sinal tocará por 6 segundos, pára por 6 segundos e repete-se 15 vezes, também com duração de 3 minutos no total.

Sinal de fim de alarme de ataque aéreo: das 10:20 às 10:23 tocará o sinal de fim de alarme de ataque aéreo, um som prolongado contínuo por 3 minutos.

Procedimento concursal – Alteração da Composição do Júri do Procedimento Concursal

A Embaixada de Portugal em Pequim informa, nos termos do n.º 4 do artigo da Portaria n.º 187/2013, de maio, que estabelece as regras da composição do júri para o procedimento concursal para vagas na Função Pública, que o júri constituído para o concurso externo para o preenchimento de 1 (um) posto de trabalho, na categoria de Técnico Superior, da carreira de Técnico Superior, para exercer funções na Embaixada de Portugal em Pequim passará doravante a ter a seguinte composição:

 

Presidente:    Teresa Alvarenga

1.º Vogal efetivo:     Diogo Girão de Sousa

2.º Vogal efetivo:   Gustavo Gravelho

Procedimento concursal - Lista Final de candidatos admitidos e excluídos

Procedimento concursal - Lista Final de candidatos admitidos e excluídos  

A Embaixada de Portugal em Pequim informa que foram analisadas as reclamações dos candidatos, em sede de audiência prévia. Tendo em conta os requisitos de admissão ao concurso fixados no aviso de abertura do concurso externo para o preenchimento de 1 (um) posto de trabalho, na categoria de técnico superior, da carreira de técnico superior, para exercer funções na Embaixada de Portugal em Pequim, publica-se a lista final dos candidatos admitidos e excluídos:

Candidatos admitidos:

Catarina Francisca Nunes da Cruz Ferreira

Francisco Manuel Rente Nunes Pereira

Hélio Samuel Farinha Campos

Maria José Oliveira Martins

Patrícia Isabel Luzio Dias

Sun Meixue

Miguel Bozonet Gafarot de Almeida

Candidatos não admitidos:

Alexandre Chio Raminhos Tomé (a) (b) (d)

Chenyu Zhao (a) (b) (c) (d)

Conghui Chen (e)

Yingying Peng (a) (b) (c) (d)

Zhaowen Ni (a) (b) (c) (d)

(a) Não apresentação de fotocópia simples e legível do documento comprovativo das habilitações literárias;

(b) Não apresentação de Fotocópia simples e legível de comprovativos de conhecimentos de línguas estrangeiras;

(c) Não apresentação de Fotocópia simples e legível do cartão de cidadão ou bilhete de identidade (ou equivalente);

(d) Não apresentação de certificado de registo criminal;

(e) Não apresentação dos documentos em língua portuguesa.

CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO DA COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES (CNE)

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) promoverá, entre os dias 27 de agosto e 8 de setembro, uma campanha de esclarecimento, em território nacional, destinada a dar a conhecer o novo mecanismo de recenseamento automático de residentes no estrangeiro. 

Esta campanha será transmitida na RTP Internacional, na RTP África, na RDP, na TVI, na TVI 24, na SIC, na CMTV e em vários órgãos de comunicação da imprensa escrita.

Demais informação sobre eleições poderá ser encontrada no portal da internet da CNE (http://www.cne.pt/content/homepage).

bandeira.jpg

Procedimento concursal - Lista de candidatos admitidos e excluídos na fase preliminar

A Embaixada de Portugal em Pequim informa que, analisadas as candidaturas apresentadas tendo em conta os requisitos de admissão ao concurso fixados no aviso de abertura do concurso externo para o preenchimento de 1 (um) posto de trabalho, na categoria de técnico superior, da carreira de técnico superior, para exercer funções na Embaixada de Portugal em Pequim, foram seleccionados os candidatos admitidos e excluídos.

Ficam notificados todos os interessados para, querendo, dizerem o que tiverem por conveniente no prazo de 10 dias úteis, para o endereço de correio eletrónico pequim@mne.pt .

 

20180803 - Candidatos admitidos e excluidos.jpg
qr (1).png

Portuguese Courses - Pre-registration

Camões, I.P. and the Portuguese Embassy in Beijing are pleased to announce that pre-registration is now open for Portuguese Courses starting in September.

Courses

Courses will be available to all (beginners and proficient speakers).

Course Enrolment

If you are a complete beginner, Portuguese for Beginners 1 is the right course for you. If you have successfully attended a course at CCPP, you can now continue to the next course in the curriculum. If you have studied/learned Portuguese somewhere other than CCPP, you will be asked to take a placement test. It takes around 30 minutes to complete it.

Pre-Registration Dates

Students should pre-register online here until 31st August.

Other info

- Courses require a minimum of students in order to run.

- Courses will be of 60 hours and on a timetable that will be set according to the number of students (workdays after working hours or Saturday).

- Full payment of course fees is required at the time of registration (after August) and fees will vary from 2000 to 3.300 RMB.

- Students will have to register later on.

Location

Cervantes Institute, 1A Gongti Nanlu Chaoyang District

For further information, please send an e-mail to CCP-PEQUIM@camoes.mne.pt

bandeira.jpg

Portugal reeleito Melhor Destino da Europa em 2018

Portugal voltou, pelo segundo ano consecutivo, a ser escolhido como o melhor destino turístico europeu nos World Travel Awards, tidos como os “óscares” do turismo mundial.

best.jpg

Na Gala Europa, que decorreu recentemente em Atenas e na qual Portugal arrecadou 36 prémios, o país revalidou o “título” conquistado em 2017, impondo-se aos restantes nomeados: Áustria, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia.

wta.jpg

Para além do título de melhor destino da Europa, Portugal arrecadou ainda o título de Melhor Destino Citadino da Europa para Lisboa, que, pelo terceiro ano consecutivo, conseguiu o galardão como Melhor Porto de Cruzeiros. Na competição das cidades, Lisboa ficou à frente de Amesterdão, Barcelona, Londres, Paris, Roma e Veneza.

lisboa.png

A longa lista de distinções conquistadas por Portugal inclui ainda o melhor destino insular, título conquistado pela Madeira, e melhor organismo de turismo europeu, conquistado pelo Turismo de Portugal. Já os Passadiços do Paiva conquistaram os “óscares” de melhor destino europeu de aventura e melhor projecto de desenvolvimento.

passadiços.png

Os World Travel Awards surgiram em 1993 para “reconhecer, premiar e celebrar a excelência entre os setores da indústria do turimo”. Para o próximo ano será a Madeira a receber a gala das distinções a nível europeu.

Confira a lista completa dos 36 prémios conferidos a Portugal, dos quais 20 a nível Europeu, 15 destaques de Portugal e 1 do Mediterrâneo:

portugal.jpg

Europa

- Melhor Destino Europeu 2018 – Portugal

- Melhor Cidade Destino da Europa 2018 – Lisboa

- Melhor atração turística de aventura da Europa – Passadiços de Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark)

- Melhor companhia aérea da Europa para África 2018 – TAP Air Portugal

- Melhor companhia aérea da Europa para a América do Sul 2018 – TAP Air Portugal

- Melhor Resort All-inclusive da Europa 2018 – Pestana Porto Santo All Inclusive Beach & Spa Resort

- Melhor Beach Resort da Europa 2018 – Hotel Quinta do Lago

- Melhor Boutique Resort da Europa 2018 – Vila Joya 

- Melhor Porto de Cruzeiros da Europa 2018 – Terminal de Cruzeiros de Lisboa

- Melhor Design Hotel da Europa 2018 – 1908 Lisboa Hotel

- Melhor Family Resort da Europa 2018 – Ria Park Hotel

- Melhor Revista Inflight da Europa 2018 – Up Magazine (TAP Air Portugal)

- Melhor Resort de ilha – Palácio de Belmond Reid, Madeira

- Melhor Destino de ilha da Europa 2018 – Arquipélago da Madeira

- Melhor Lifestyle Resort da Europa 2018 – Conrad Algarve

- Melhor Hotel de Luxo & Villa – Vila Vita Parc

- Melhor hotel de Congressos 2018 – Ria Park Hotel

- Melhor Resort Villa da Europa 2018 – Dunas Douradas Beach Club

- Melhor entidade turística da Europa 2018 – Turismo de Portugal

- Resort mais romântico da Europa 2018 – Monte Santo Resort

Portugal

- Melhor Boutique Hotel de Portugal 2018 – Quinta da Bela Vista Madeira hotel

- Melhor Hotel de Negócios de Portugal 2018 – Pestana Palace Lisboa

- Melhor empresa Rent-a-car de Portugal 2018 – Europcar

- Melhor Hotel de Congressos de Portugal em 2018 – Ria Park Hotel

- Melhor Design Hotel de Portugal 2018 – 1908 Lisboa Hotel

- Melhor empresa de Gestão de Destinos Turísticos de Portugal 2018 – Abreu DMC Portugal

- Melhor Resort Familiar de Portugal 2018 – Hotel Quinta do Lago

- Melhor Green Hotel de Portugal 2018 – Galo Resort Madeira

- Melhor Hotel de Portugal 2018 – Palácio de Belmond Reid

- Melhor Hotel Residences de Portugal 2018 – Monte Santo Resort

- Melhor Suite de Hotel de Portugal 2018 – Suite Presidencial @ Palácio Belmond Reid

- Melhor Hotel Lifestyle de Portugal 2018 – 1908 Lisboa Hotel

- Melhor Resort de Portugal 2018 – Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa

- Melhor Serviced Appartments de Portugal 2018 – Altis Suites

- Melhor Villa Resort de Portugal 2018 – Sublime Comporta

Mediterrâneo

-Melhor Boutique Hotel do Mediterrâneo 2018 – Quinta da Casa Branca, Portugal

Aviso de Abertura de Procedimento Concursal

A Embaixada de Portugal em Pequim tem o prazer de anunciar que, nos termos da Portaria n.º 187/2013, de 22 de maio, e na sequência de despacho de autorização de 28.06.2018 de S. Exa. a Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data de publicação do presente aviso, concurso externo para o preenchimento de um (1) posto de trabalho, na categoria de Técnico Superior, da carreira de Técnico Superior, com a remuneração ilíquida de € 1.413,12 nos termos aprovados pelo Decreto Regulamentar n.º 3/2013, de 8 de maio, para exercer funções na Embaixada de Portugal em Pequim, que compreende um período experimental com a duração de 180 dias.

O prazo para apresentação de candidaturas termina no dia 23 de julho de 2018. As candidaturas devem ser formalizadas mediante requerimento dirigido ao Presidente do Júri e entregues pessoalmente (contra recibo) na Embaixada de Portugal em Pequim, sita em Sanlitun Dongwujie, 8, ou por correio eletrónico para pequim@mne.pt

Toda a informação e regulamentação relevante para o processo em apreço consta do Aviso Público de abertura de procedimento concursal que poderá consultar AQUI.

qr.png

Portugal abre novo consulado-geral em Cantão

No dia 26 de Junho de 2018, Portugal inaugurou oficialmente um novo consulado-geral em Cantão, a terceira cidade na China a ter uma representação portuguesa, depois de Pequim e Xangai. 

O novo consulado-geral tem como área de jurisdição as províncias de Guangdong, Hainan, Hunan, Fujian e a Região Autónoma de Guangxi Zhuang. 

bandeira.jpg

Contactos do Consulado-Geral de Portugal em Cantão:

Morada: Unit 3811, International Financial Center, 5 Zhujiang Xi Road, Guangzhou; Código postal: 510623;

E-mail: cantao@mne.pt; 

Tel.: +86 20 87581621; 

Fax: +86 20 37889330

 

Horário de Funcionamento: 

De segunda a sexta-feira,

09h30 – 12h30; 13h30 - 17h30

Horário de atendimento ao público:

10h00 – 12h00; 14h00-16h00

 

Aviso: Novo horário de atendimento ao público

AVISO

Secção Consular

A Secção Consular da Embaixada de Portugal em Pequim informa que irá entrar em vigor o novo horário de atendimento ao público a partir de 19 de Março de 2018. Os agendamentos continuarão a ser efetuados dentro do período normal de horário laboral, entre as 9:30 - 12:30 e as 14:00 - 17:00.

Novo horário de atendimento ao público:

De segunda a sexta-feira, das 9:30 às 13:00

wechat.png

Primeiro dicionário online Português-Chinês

Desde o dia 16 de Fevereiro, dia de celebração do Ano Novo Chinês, é possível aceder online ao primeiro dicionário Português-Chinês e Chinês-Português. O dicionário está disponível através do serviço Infopédia, em www.infopedia.pt., e disponibiliza mais de 25 mil entradas.

mw-680.jpg

Estas obras lexicográficas foram trabalhadas a partir do dicionário bilingue publicado em papel, em 2010, pela Porto Editora. O processo contou com o apoio de Ana Cristina Alves, autora do dicionário e Doutorada em Filosofia da História e da Cultura China na Universidade de Lisboa em 2005.

A Infopédia passa assim a disponibilizar um total de sete idiomas: inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, neerlandês e chinês.

 

Consulte o dicionário em: https://www.infopedia.pt/dicionarios/portugues-chines

Aviso - Orçamento Participativo Portugal 2018

Foi aprovada em Conselho de Ministros uma Resolução para o Orçamento Participativo Portugal 2018 que, este ano, abrange todas as áreas de governação.

opp_T.jpg

O valor global do OPP 2018 são 5 milhões de Euros e em 2018 as pessoas podem apresentar propostas para o OPP através do site https://opp.gov.pt/, preenchendo um formulário muito simples no qual indicam as áreas de governação em que se inscreve a sua proposta. Todas as áreas de governo estão elencadas neste formulário OPP.

Já se iniciou a fase de apresentação de propostas, que decorre até dia 24 de abril.

No site será encontrada uma área para apresentação de propostas em https://opp.gov.pt/submit, assim como outra onde vão sendo publicadas as propostas apresentadas até dia 24 de abril em https://opp.gov.pt/p

Em https://opp.gov.pt/downloads poderão ser encontrados materiais de comunicação e divulgação.

Embaixador de Portugal na China visita Xangai

Sua Excelência José Augusto Duarte, recém-chegado Embaixador de Portugal em Pequim, realizou a sua primeira visita oficial, entre os dias 2 a 5 de Fevereiro, a Xangai. Participou em importantes encontros no âmbito político, económico e cultural. Teve Ainda a oportunidade de conhecer a Comunidade Portuguesa.

1.jpg

Durante a visita, o Embaixador de Portugal em Pequim esteve sempre acompanhado pelo Cônsul-Geral de Portugal em Xangai, João Pedro Fins do Lago e pelo Delegado AICEP, Mário Quina.

Teve um importante encontro com o Mayor de Xangai, Sr. Ying Yong. Ambas as partes concordaram sobre o nível excelente que as relações entre Portugal e a China atrevessam, do ponto de vista económico, político e cultural e que se deverá capitalizar este momento para estreitar ainda mais os laços entre os dois Países.

3.jpg
4.jpg

Na agenda económica, o Embaixador teve um almoço de trabalho com o Presidente da Federação da Indústria e Comércio de Xangai, Sr. Wang Zhixiong. O Embaixador levou consigo o desejo que a cooperação comercial dos últimos anos entre a China e Portugal, continue a evoluir favoravelmente com mútuos benefícios.

5.jpg

Ao longo dos dias, foram vários os encontros com o sector empresarial. Reuniu-se com o CEO do Grupo Fosun, Sr. Guo Guangchang, que tem conhecidos, importantes e diversificados investimentos em Portugal.

6.jpg
7.jpg

Visitou, ainda, a cadeia de supermercados Cityshop, onde é possível encontrar cerca de 300 produtos portugueses e ouviu o CEO, Sr. Lian Jiahao, destacar a qualidade dos produtos portugueses e o crescente consumo que deles fazem os consumidores chineses.

8.jpg
9.jpg

No Consulado-Geral de Portugal em Xangai, reuniu-se com o Grupo Consultivo Económico. Estiveram presentes representantes de empresas portuguesas e estrangeiras, tais como Unicer, Delta Cafés, CuatreCasas, Garrigues, Elastron, Hovione, Transitex, Fosun e TMG. Analisou-se a situação económica e os actuais desafios e oportunidades do mercado chinês.

10.jpg

Na esfera cultural, o Embaixador encontrou-se com a Profa. Dra. Catarina Xu, Directora do Departamento de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai e com o Dr. Luís Pires, Leitor do Instituto Camões junto desta instituição. Há interesse em que o Instituto Camões aumente as actividades culturais na Universidade. Registou-se também interesse em que os professores de língua portuguesa chineses possam fazer parte da sua formação académica em Portugal.


Com o Secretário do Partido Comunista da Universidade do Mar, Sr. Wu Jiamin, assinalou-se o papel histórico do mar como conexão entre os dois países e nos novos desafios e oportunidades económicas e comerciais que os oceanos representam para ambas as partes.

12.jpg

O Embaixador teve também um encontro com a Directora de Programação Artística do Shanghai Oriental Arts Center (SHOAC), Sra. Eva Liu. Foi constatado o especial apoio que o SHOAC tradicionalmente dá aos espetáculos portugueses, tendo estes sido muito elogiados. No futuro, este tipo de programação artística deverá trazer ainda mais espectáculos portugueses ao SHOAC, mantendo-se os níveis actuais de excelência.

13.jpg

Apesar da agenda intensa, o Embaixador fez questão de se encontrar e conviver com a Comunidade Portuguesa de Xangai. O Consulado-Geral em Xangai organizou um evento no restaurante Viva! e entre a actuação de Fado e guitarra portuguesa por Luís Coelho e Débora Hazel, e uma degustação de iguarias portuguesas, o Embaixador conversou com todos os compatriotas presentes, desejando sempre os maiores sucessos profissionais, pois considera que tal como ele próprio, também eles são representantes de Portugal na China.

15.jpg
12.1.jpg
16.jpg

Apesar do frio em Xangai, a tarde foi animada! A Comunidade Portuguesa apreciou a música ao vivo, a comida apetitosa e os vinhos excelentes portugueses patrocinados pela ENOPORT: Romeira Reserva e Casaleiro Reserva.

17.jpg

No fim dessa frutífera visita, o Embaixador e o Cônsul-Geral desejam a todos Feliz Ano Novo Chinês, cheio de prosperidade!

Fonte: Consulado de Portugal em Xangai

 

Embaixador de Portugal na China concede entrevista ao Diário do Povo

sexa.jpg

José Augusto Duarte, o novo embaixador de Portugal na China, recém-chegado a Beijing, concedeu ao Diário do Povo Online uma entrevista onde aborda, entre vários temas, o atual estado das relações bilaterais e as motivações profissionais que irão pautar a sua agenda enquanto representante da missão diplomática de Portugal em solo chinês.

Aludindo à atual importância estratégica da China para Portugal, bem como ao “excelente estado de relações entre Portugal e a China”, dos pontos de vista social, económico e político, o diplomata afirma que “é difícil imaginar que algum embaixador de Portugal esteja com mais entusiasmo no seu posto do que o entusiasmo com que eu chego a este posto, aqui, em Pequim”.

“Se o bom entendimento político é a coluna vertebral da relação entre os dois estados, o relacionamento económico traz a musculatura a essa coluna vertebral e dá-lhe a robustez que é necessária nessa mesma relação”, afirmou, acrescentando que, perante tal cenário, “temos base para ir mais além, para sermos mais ambiciosos”.

Com efeito, no domínio do comércio, o embaixador considera que Portugal pode “exportar muito mais para a China”, da mesma forma que “também tem capacidade para importar mais produtos de qualidade da China”.

“Acredito claramente que Portugal tem produtos de qualidade mundial e que, tenho a certeza, que um consumidor chinês, se não os compra, é porque não os encontra no mercado, ou porque não tem conhecimento da qualidade dos mesmos”, afiançou, mencionando o facto de que a “atual dinâmica económica fascinante” da China é uma realidade que “provavelmente no ocidente nem todos ainda se aperceberam”.

Os setores das novas tecnologias e da robótica foram citados como exemplos de produtos chineses passíveis de obterem uma maior proeminência no mercado português e, por sua vez, os vinhos, o calçado, ourivesaria e joalharia, são, no entendimento do diplomata, alguns dos produtos que Portugal poderá incrementar as suas exportações para a China.

No que concerne ao âmbito político, José Augusto Duarte relembrou o “apoio vital” da China para o sucesso da candidatura de António Guterres ao cargo de secretário-geral da ONU, bem como o facto de Portugal ver “com muito respeito aquilo que tem sido a posição da China na política internacional, nomeadamente nas questões ambientais, e nas questões do livre comércio”.

Instado a comentar os avanços consumados pela China nos últimos 40 anos, efeméride que assinala o início da Política de Reforma e Abertura, o diplomata refere que o percurso efetuado pelo país é repleto de “constatações” factuais, as quais se prendem com as mudanças perentórias ocorridas ao longo do período referido.

Tais constatações, salienta, “precisam de ponderação e precisam de reflexão de como é que se chega a este nível de desenvolvimento, prosperidade e inserção”, de modo a “tirar as devidas ilações em países onde é necessária essa mesma progressão”.

Na esfera cultural, a senda de atividades de promoção da cultura e da língua apoiadas pela embaixada deverá continuar neste mandato, bem como “evocações importantes daquilo que é a história antiquíssima da relação entre Portugal e a China”.

“O interesse por uma língua e pela cultura também começa por coisas lúdicas”, asseverou, descortinando a intenção de trazer mais músicos portugueses para interagirem com alunos chineses de língua portuguesa e com o público geral, algo que, enfatiza, constitui “uma forma de cooperação, interesse e motivação” importante para fomentar a aproximação entre ambos os povos.

O mesmo se aplica em sentido inverso, defende, garantindo que irá mover diligências no sentido de, “com patrocínios privados ou com apoios públicos, tentar aproximar mais os jovens chineses dos meus compatriotas portugueses”.

Restam ainda planos para uma maior troca de visitas de altos dignatários chineses a Portugal e em sentido inverso, bem como o reforço das relações de proximidade com a comunidade chinesa residente em Portugal.

Respondendo a algumas questões de cariz pessoal, nomeadamente os locais que gostaria de visitar na China, o entrevistado, que entretanto já começou a dar os primeiros passos na aprendizagem do mandarim, afirmou em tom bem-disposto: “O problema é que o embaixador, em princípio, só está quatro anos no posto, e a China é imensa!”. Xi’an, Shanghai, Zhejiang, Guangzhou e Harbin, foram alguns dos destinos enumerados.

Por último, desafiamos o embaixador a revelar uma meta pessoal durante a passagem pela China. A resposta? Ambiciosa. “Vou tentar ler todos os escritores chineses, da atualidade, pelo menos, porque com 4000 anos de história, ainda por cima com escrita, é muito difícil, para não dizer impossível”. 

Original

Portugal eleito “Melhor Destino Turístico do Mundo”

Portugal foi eleito o “Melhor Destino Turístico do Mundo” na cerimónia dos World Travel Awards (WTA), que aconteceu recentemente no hotel JW Marriott Phu Quoc Emerald Bay, no Vietname. Portugal conquistou este título pela primeira vez, tornando-se também, segundo a Lusa, o primeiro país europeu com o título de Melhor Destino Turístico do Mundo, depois de derrotar concorrentes como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha.

world travel awards.jpg

Portugal arrasou na cerimónia da 24º edição dos World Travel Awards, também conhecidos como “os óscares do turismo”, ao acumular um total de seis distinções. A distinção máxima é acompanhada de mais prémios: Lisboa ganhou o prémio de “Melhor Destino para City Break” e a Madeira foi considerada “Melhor Destino Insular do Mundo”, já os Parques de Sintra-Monte da Lua foram considerados o “Melhor Exemplo de Recuperação de Património “, e o Turismo de Portugal levou para casa os prémios “Melhores Campanhas de Promoção Turística” e “Melhor Organização de Turismo do Mundo”.

Em Setembro deste ano, Portugal foi pela primeira vez eleito “o melhor destino da Europa”, título atribuído pelos World Travel Awards. A boa notícia não veio sozinha, com Portugal a ser o país que mais galardões arrecadou na cerimónia que aconteceu a 29 de setembro em S. Petersburgo — ao todo, foram 37 “óscares”, 30% do total, mais 13 do que no ano anterior.

Criados em 1993, os World Travel Awards reconhecem o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo, sendo a selecção dos nomeados realizada anualmente à escala mundial pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de turismo oriundos de 160 países.

turismo.gif

Boas Festas da Embaixada de Portugal

A Embaixada de Portugal em Pequim deseja-lhe um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Nota: Em virtude do feriado nacional do dia 25 de Dezembro e atendendo à tolerância de ponto concedida à função pública pelo Senhor Primeiro-Ministro, no dia 26 de Dezembro, informa-se que a Embaixada de Portugal em Pequim estará encerrada naquelas datas, reabrindo no dia 27 de Dezembro, no horário habitual.

feliz natal.png